Afinal, Para Que Servem os Comitês de Marketing?

Afinal, Para Que Servem os Comitês de Marketing?

À medida em que redes de franquias se expandem – em outras palavras, conforme o número de unidades aumenta – mais difícil se torna a comunicação com os franqueados. Mas isso não é novidade: afinal, crescimento é o rumo natural de um empreendimento de sucesso na área de franchising.

No entanto, é preciso que esse processo seja estruturado de forma madura e transparente, a fim de que seja possível realizar os ajustes necessários para evitar o encastelamento da marca e um insalubre afastamento da ponta, aspectos que podem trazer consequências funestas para o negócio.

Então, sob tal viés, comitês de marketing podem e devem fazer parte dessa estrutura de crescimento porque dão voz a franqueados de regiões distintas – principalmente em grandes redes, cuja abrangência atinge boa parte do território nacional e, consequentemente, as diferenças culturais possuem matizes profundos.  

Compostos por franqueados de uma mesma região que, periodicamente, se reúnem para discutir sobre suas necessidades e quais serão as campanhas e outras ações de marketing (assim como sua viabilidade de acordo com o contexto regional em que se inserem) a serem desenvolvidas. E as deliberações serão levadas à franqueadora por meio de um representante eleito entre os membros do comitê.

A certeza de que as decisões dos membros do comitê terão impacto significativo no futuro da rede e a responsabilidade pelo desenvolvimento do negócio – fortalecimento da marca, produtos em destaque, promoções e melhor atendimento, por exemplo – promovem grande motivação e engajamento. No entanto, comitês de marketing são, em sua maioria, consultivos; a decisão final pertence à franqueadora.

Para todos os efeitos, porém, o estabelecimento de um comitê de marketing que funcione adequadamente reflete o grau de maturidade em uma rede de franquias e traz grandes benefícios. Finalmente, não é exagero afirmar que, ao promover uma comunicação clara entre os próprios franqueados e, consequentemente, com a franqueadora, as possibilidades de errar são reduzidas – e as chances de êxito se tornam exponencialmente maiores.

Não por acaso, aliás, aqui na Godiva Propaganda temos o know-how adequado para auxiliar nossos clientes em relação a comitês de marketing. Seja na formatação, práticas ou estatuto, por exemplo, proporcionamos todas as condições para o êxito de qualquer iniciativa em redes de franquias.

Por meio do Franchising Inteligente, proporcionamos toda a consultoria necessária para o estabelecimento de comitês de marketing em redes de franquias. Quer saber mais?

Vamos tomar um café?