2017 já acabou, vamos planejar as ações de 2018?

Insights de comunicação e marketing para aplicar em um sistema de franquias!

A transição de um ano para outro nos representa um momento de gratidão pelas conquistas alcançadas ao longo do ano, seja em reconhecimento, faturamento, número de clientes, etc.

Gosto de pensar que a chegada de um ano novo é sempre mais uma grande oportunidade de fazer coisas novas, mas ainda mais importante do que isso, acredito que é o momento ideal para planejar ações que ajudem o nosso mercado de franchising a se tornar ainda mais forte.

Pensando nisso, resolvi criar este artigo para expor alguns insights relevantes para que quem atua no mercado de franchising (franqueadores e também franqueados) possa aplicar em seu negócio em 2018!

Planejamento de Campanhas

Tudo começa no planejamento, não é mesmo? Inclusive, existe uma frase muito famosa de Peter Drucker que diz:

“O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.”

Bom essa frase resume exatamente o que eu quero trazer neste tema, isto é, um bom planejamento é o que garante que uma determinada estratégia se torne efetiva.

Neste caso eu quero dar uma dica tanto para quem é franqueador quanto para quem é franqueado.

Para o franqueador: 

Se você pertence a uma rede franqueadora o insight que eu tenho para lhe passar é referente a elaboração de campanhas.

Pela primeira vez vou expor uma estratégia interna da minha agência.

Na Godiva Propaganda nós nos preocupamos muito com os prazos de entrega das campanhas.

Basicamente nós dividimos o ano em quatro trimestres:

· Primeiro Trimestre: Janeiro, Fevereiro e Março

· Segundo Trimestre: Abril, Maio e Junho

· Terceiro Trimestre: Julho, Agosto e Setembro

· Quarto Trimestre: Outubro, Novembro e Dezembro

Até aí nada muito fora do convencional. A grande sacada, é que em nosso cronograma, as coisas funcionam um pouco diferentes da maioria das outras agências, isto é, quando se fala em agências de comunicação, um dos principais problemas é a demora na entrega das campanhas e dos respectivos materiais, mas é justamente aí que está o grande diferencial.

Sabemos que o final de ano é bastante conturbado devido aos fechamentos anuais, planejamentos, convenções, etc., por esse motivo, no mês de novembro TODAS AS CAMPANHAS referentes ao primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março) já estão prontas. 

Em fevereiro as campanhas do segundo trimestre já estão completamente finalizadas, e assim por diante, ou seja, estipulamos metas de que tudo esteja concluído com pelo menos um período entre 45 e 60 dias de antecedência.

Mas por que fazemos isso?

Bom, isso é necessário para manter o andamento escalável das estratégias de comunicação da rede franqueadora. 

Todos ganham, especialmente franquias do setor de varejo, já que com esse prazo de antecedência é muito mais fácil que os franqueados consigam:

· Absorver a mensagem e o conceito das campanhas;

· Intensificar os treinamentos das equipes para que se alinhem com as campanhas;

· Realizar impressão dos materiais de comunicação;

· Ambientar toda a unidade com o planejamento da rede, etc.

Muito melhor do que deixar para fazer tudo em cima da hora, não é mesmo? 

Para o franqueado: 

Para quem é franqueado a dica é a seguinte:

Em franquias que trabalham com ações pontuais em suas unidades, o ideal é que se tenha alguns fundos destinados apenas para “ações pontuais”.

Ok, mas quanto?

Bom, isso depende da realidade de cada um, não tenha pena de investir, mas também não gaste mais do que deve em materiais para divulgação e prospecção em sua unidade.

Muitos franqueados cometem o erro de fazer uma única ação pontual em um único mês esperando que o resultado perdure a longo prazo.

Bom, o segredo para isso é; - recorrência!

Neste sentido, procure identificar as sazonalidades que estão em conformidade com seu negócio para que sejam trabalhadas ações mensais em sua unidade, isto é, todos os meses é importante fazer um investimento em alguma estratégia de captação, divulgação, etc (mesmo que com poucos recursos). 

Desta forma além da campanha de toda a rede, você terá um recurso a mais para gerar receita para sua unidade. Procurar parceiros regionais também pode ser algo muito positivo, já que uma empresa parceira pode lhe ajudar com essas “ações pontuais” diminuindo os custos e aumentando as chances de conseguir novos clientes.

Utilize a internet ao seu favor

Atualmente é praticamente impossível falar de marketing sem entrar no mundo digital, por esse motivo é importante considerar estratégias específicas para o mundo online também.

Neste caso a minha dica mais importante é para o franqueado.

Procure utilizar as mídias sociais como Facebook e Instagram (as mais acessadas no momento) a favor das ações pontuais da sua unidade, ou seja, se for desenvolvida uma promoção para ganhar brindes, descontos ou algo do gênero, é importante ter alguns fundos para propagar essas ações nas mídias sociais que a sua franquia está presente.

A grande vantagem de utilizar as mídias sociais é que nelas podemos fazer campanhas mais segmentadas e direcionadas para nosso real público de interesse, além de a mensuração de resultados ser mais efetiva e o valor de investimento ser consideravelmente mais baixo do que algumas outras mídias off-line.

Existem inúmeras ferramentas de marketing digital que podem ser aplicadas em ações pontuais da sua unidade, isto é, com ações bem planejadas para internet podemos gerar leads, aumentar o engajamento do seu público-alvo na internet, disparar campanhas de e-mail marketing om viés educativo para os leads gerados, etc.

Bom, não quero me estender ainda mais neste artigo para que não fique cansativo, por isso vou finalizando por aqui. 

Por mais que as dicas sejam simples, espero ter ajudado alguém a ter uma nova ideia para aplicar em sua franquia em 2018, mesmo as dicas sendo simples, se forem bem aplicadas com certeza darão resultados relevantes para o seu negócio.

Tenho inúmeras ideias à serem desenvolvidas em 2018 e se você também é uma pessoa cheia de ideias, ou precisando de novas ideias para o seu negócio neste ano que estamos prestes a iniciar, quero convidá-lo para um bate papo comigo, vamos colocar as cartas da mesa e pensar em algo extraordinário para 2018!

Te desejo muita paz, saúde e que 2018 nós tenhamos mais 365 novas oportunidades de sermos ainda melhores do que fomos em 2017, um abraço!

Leandro Rampazzo - Apaixonado por Franchising, Sócio Diretor da Godiva Propaganda, agência de publicidade especializada em Franchise.